12 de maio de 2016

No mês de Maria, um testemunho por dia: nº 12


Como já disse em outras postagens, a convivência íntima e familiar com Nossa Senhora produziu algumas tradições nossas. Uma dessas tradições é a oferta, a consagração do ano letivo dos nossos filhos sob seus cuidados, sob o título de Nossa Senhora Auxiliadora. Todo começo de ano, no Domingo antes da volta às aulas, nós participamos na Missa no Santuário Dom Bosco aqui em Brasília. Explico o porquê.

"O grande apóstolo da juventude, Dom Bosco, adotou esta invocação para sua Congregação Salesiana ("Auxiliadora dos cristãos") porque ele viveu numa época de luta entre o poder civil e o eclesiástico. A fundação de sua família religiosa, que difunde pelo mundo o amor a Nossa Senhora Auxiliadora, deu-se sob o ministério do Conde Cavour, no auge dos ódios políticos e religiosos que culminaram na queda de Roma e destruição do poder temporal da Igreja. Nossa Senhora foi colocada à frente da obra educacional de Dom Bosco para defendê-la em todas as dificuldades. (...) Dom Bosco ensinou aos membros da família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de AUXILIADORA. Pode-se afirmar que a invocação de Maria como título de Auxiliadora teve um impulso enorme com Dom Bosco. Ficou tão conhecido o amor do Santo pela Virgem Auxiliadora a ponto de Ela ser conhecida também como a “Virgem de Dom Bosco”. (leia mais neste link: http://noticias.cancaonova.com/conheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/)

Estudei na minha adolescência em Recife, numa escola salesiana muito boa (Salesiano Sagrado Coração, no Bairro da Boa Vista). Apesar de nesta época estar afastada da Igreja Católica, sempre tive admiração por Dom Bosco. Gostava da história de vida dele e achava sempre que aqueles grandes olhos de seus retratos pendurados em todos os cantos do colégio me seguiam onde quer que eu fosse. Aprendi como Dom Bosco contava com Nossa Senhora na lida com aquelas crianças e jovens e como realmente ela era sua Auxiliadora.

Por isso me acostumei a entregar também a vida escolar das crianças nas mãos de Maria. A começar por essa consagração anual. Participamos da Santa Missa no Santuário Dom Bosco no domingo anterior ao início das aulas, como disse acima. Após essa Missa, nos dirigimos à imagem de Nossa Senhora Auxiliadora e rezamos. Eu peço nesta intenção específica dos estudos das crianças (pela aprendizagem, a convivência com os colegas, relação com os professores e funcionários, pela escola em si, entrego tudo) para em seguida convidá-los a orar também. Rezamos uma Ave Maria "bem bonita pra Mamãe do Céu”, as crianças tocam nos pés da imagem, jogam beijinhos...

Além disso, toda manhã, como já mencionei em outro post, vamos à escola rezando no carro, consagrando a manhã de aula à Maria Santíssima. E eu, em meio aos meus afazeres, passo a manhã em oração de intercessão por eles. Cada prova, trabalho, apresentação, passeio... os professores, os colegas... as salas de aula, quadras, parquinhos, piscinas... tudo é assunto para estar conversando com Maria e entregando, pelas mãos dela, a Jesus. Somos abençoados por poder ter nossos filhos numa escola católica (Instituto São José) e nessa empreitada, também seu amado esposo se coloca como nosso auxiliador! Sem contar que frequentemente também lá temos momentos especiais de oração. A Coroação de Nossa Senhora neste mês de Maio é sempre especial e eles sempre participam, para o meu deleite!

Clamo à Virgem Santíssima a graça de podermos manter nossa tradição anual da consagração do ano letivo aos cuidados dela! É um momento gostoso de fé e familiaridade nossa, realmente tradição familiar: a nossa família e a Sagrada família com São José e Dom Bosco. Posso testemunhar que temos sido abençoados pois a vida escolar das crianças sempre foi e tem sido calma, sem grandes problemas, e eles tem conseguido êxito em seus estudos. Peço, até acima dos resultados nas avaliações, que ela sempre esteja ao lado dos meus filhos onde quer que estejam, mas de modo especial na escola, onde eles passam grande parte do dia. Que ela possa estar sempre abençoando, protegendo e intercedendo por eles junto a seu filho Jesus! Que o manto dela esteja sobre eles cada manhã no ambiente escolar e que ela seja um canal especial de graças para cada um: a graça da inteligência, da sabedoria, da disciplina, do respeito com todos! Que ela seja, enfim, de fato nossa Auxiliadora neste processo que vai se estender por anos nas vidas deles, para que sejam bem-sucedidos e, mais que tudo, para que sejam felizes! Dom Bosco, rogai por nós! São José, rogai por nós! Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós! Assim seja, amém! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário