11 de maio de 2011

Estudo: Oração, encontro e diálogo divino-humano (Parte 1)


Compartilho aqui no Blog um estudo feito sobre o tema da Oração como um encontro, um diálogo entre o homem e Deus. Por causa de sua extensão, dividiremos em sete partes: cinco tópicos além da introdução e conclusão. Este estudo foi muito útil para mim, e partilho na esperança que seja útil para quem o ler também. 


Introdução
Este estudo constitui uma reflexão acerca da oração como ato religioso no contexto relacional e de diálogo entre o ser humano e Deus. Pretende tratar desse tema de maneira direta e abrangente, ainda que não demasiadamente superficial. Buscar-se-á ressaltar o aspecto antropológico do fenômeno da oração, sua conceituação, suas variadas manifestações e ainda sua finalidade última relacionada ao aspecto transcendente da natureza do homem, que almeja, no encontro com Deus e no exercício da oração, apenas uma coisa: a felicidade.
Não obstante a caracterização que se explanará da proposta cristã da oração como um exercício de amizade, serão abordados os obstáculos oriundos da fraqueza humana e das tentações que fazem desta, muitas vezes, um combate espiritual. Recordando que não se prescindirá de uma atitude de esforço por parte do homem para se empreender a dinâmica da oração, ressaltar-se-á o aspecto social desta para, por fim, reclamar a necessidade urgente de uma retomada da sua prática pelo homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário