29 de março de 2011

Renovação Carismática Católica de Brasília

Renovação Carismática Católica de Brasília

As 10 mortificações para a Quaresma no dia de hoje:

Senhor, aceite minha humilde oferenda. Sei que é pouco, Senhor, muito pouco, mas é de coração:

10. Não me irritar com a cantoria desafinada e gritada do meu vizinho com a pérola da música brasileira "Vou não, posso não, quero não..." o dia inteiro, mas rezar por ele e por sua família (e para que apareça na vida dele um professor de canto!);

9. Não reclamar das chamadas do BBB 11 na TV hoje e sim REZAR, intensificar minhas oração pelo fim dessa porcaria;

8. Ter paciência de ouvir as lamentações daquela minha amiga meio deprê e tentar (pela milionésima vez esse mês) levantar o astral dela;

7. Me sentar para assistir os 4 filmes do Shrek mais o "Especial de Natal" com os meus filhos com toda a alegria do mundo, como se fosse a 1ªvez (Nessa preciso de uma dose especial de força, afff...);

6. Cumprimentar aquela irmãzinha de comunidade com educação, simpatia e carinho e ignorar sua absoluta chatice e rispidez (Vem, Espírito Santo!);

5. Não correr no trânsito, ficar na velocidade da via (mesmo que sangre);

4. Ser educada com todos os atendentes de telemarketing que a Vossa Santa Providência me encaminhar hoje (só por ti, Jesus);

3. Não pedir nada ao meu marido hoje, nenhuma ajuda, nenhum favor, deixar ele completamente em paz, livre, leve e solto (tough...);

2. Fazer tudo na minha lista de tarefas sem moleza e bem feito, e só descansar à noite, na hora de dormir (O.O);

1. Agradecer mais do pedir.

28 de março de 2011

Quaresma do Sim!

Excelente dica do Missionário da Canção Nova Ricardo de Sá. Muitas vezes somos mais negativos do que positivos, mas nessa quaresma, façamos como Maria: digamos mais "Sim" a Deus!


Que tipo de quaresma você vai fazer?

Que tal fazer a Quaresma do "Sim"?
Sim, vou rezar o terço todos os dias.
Sim, vou à missa mais vezes além do domingo.
Sim, vou adorar diariamente.
Sim, vou rezar com a Bíblia todos os dias.
Sim, vou cumprimentar pessoas que não conheço.
Sim, vou falar menos.
Entendeu? Será, comcerteza, mais maduro. Os resultados serão mais efetivos.

http://blog.cancaonova.com/ricardosa/

25 de março de 2011

Pregação: Amor Fraterno

Não tenhais medo dos relacionamentos humanos. É Cristo mesmo que nos ama através dos nossos verdadeiros amigos. João Paulo II

Jo 15, 12-17: "Disse Jesus: Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros."
  • Esse discurso de Jesus abre (vs. 12) e se encerra (vs. 17) com o mandamento de Jesus: "Amai-vos / uns aos outros / como eu vos amei."
  • O mandamento é Dele: pois deu não só com palavras mas também com a vida. 
  • Duas idéias principais nesse trecho da Oração Sacerdotal: 
  1. Tema Amigos: lei da amizade vai até a entrega da vida. // discípulos serão amigos de Jesus se observarem seus mandamentos. // Jesus considera discípulos"amigos" (e não apenas servos) pois confiou a eles tudo o que ouviu do Pai.
  2. Tema Eleição: Tudo é iniciativa de Deus (D. Terra). 
> Sinóticos: mandamento de Jesus é amor ao próximo (todos os homens, inclusive inimigos).
> Evangelho de João: mandamento de Jesus é amor recíproco entre os discípulos, COMUNIDADE (sem excluir amor universal). Tem um motivo: espelha-se o amor fraterno na participação na corrente de amor que une o Pai e o Filho. A partir dessa experiência íntima, passa-se ao próximo nível da abertura ao amor para os de fora, pois "nisto conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13, 35).

Mas o que é amar? 

21 de março de 2011

QUANDO O AMOR LIBERTA OU ESCRAVIZA (parte 3)

O fato esta aí. Melhor dizendo: os fatos estão aí. A proposta cristã de que o sexo seja usado apenas no contexto de responsabilidade total de um pelo outro é incomoda. E poucos rapazes estão disposto a ouvi-la. Poucas moças ou mulheres desquitadas ou em condições semelhantes admitem esta exigência. Não querem, não podem e não estão dispostos a esperar.  Sentem necessidade de afeto e te de relação sexual de vez em quando e não admitem que haja hora para isso. Podem até admitir que seja feito com uma pessoa responsável, mas não querem prazo para poder fazê-lo. Convencionaram que é bonito, mesmo quando não há compromisso de vida em comum.

QUANDO O AMOR LIBERTA OU ESCRAVIZA (parte 2)

A época em que vivemos, especialmente a sociedade em que atuamos, é cruel para com uma pessoa no tocante a sexualidade. Ou proíbe demais e reprime sem canalizar de maneira positiva e realizadora, ou prega uma liberdade que machuca terrivelmente os incautos que dela fazem uso. Vivem machucados os que tiveram que apresentar um casamento por causa do sexo, vivem machucados os que já estão no terceiro ou quarto companheiro, vivem machucados os filhos, vivem feridas as mulheres que acreditaram que estavam sendo amadas plenamente e para sempre; e foram, depois, preteridas por outra. O sexo virou artigo de consumo bem embalado e agradavelmente oferecido nas telas do cinema, nos teatros, nas bancas e livrarias e na televisão.

QUANDO O AMOR LIBERTA OU ESCRAVIZA (parte 1)

Existem atitudes que libertam e atitudes que escravizam. Se escravizam, amor é que não são...
Concordo com você em muitos aspectos. Você diz: A religião mais proíbe do que orienta sobre a sexualidade. De que adiantaria negar?
Infelizmente muitos pregadores se limitam a proibir os prazeres do sexo e a enumerar os pecados que se pode cometer com a mente ou com os órgãos sexuais. Tais fanáticos existem! E você talvez conheça alguns que gastam mais tempo dizendo o que não se deve fazer com o sexo do que o que se pode alcançar de construtivo com ele, seja ao renunciá-lo, seja ao usá-lo de maneira digna e correta, sem egoísmo e com a pessoa certa.
Uma verdade que ninguém em sã consciência e no reto uso da razão pode negar é que o sexo existe, o impulso sexual está no ser humano e o homem e a mulher sentem, em determinados momentos ou situações, o desejo de dar o corpo e encontrar prazer nisso.

19 de março de 2011

* Você é cristão e curte Lady Gaga? Consegue?

 Pedro Ravazzano

No seu novo clipe “Alejandro” a nova estrela da cultura pop encarna toda a bestialidade da bandeira que representa com tanta maestria; cenários horripilantes, cenas eróticas, profanação da cruz e de símbolos religiosos em doses dignas de um ritual satânico.

Não obstante, gostaria de frisar que, diferentemente do que muitos pensam, a tal Lady não segue a linha de Madonna, me parece muito mais próxima ao estilo do grotesco Marylin Manson, conhecido pela sua androgenia, posições abertamente imorais, culto ao bizarro.
O exemplo de São José é para todos nós um forte convite a desempenhar com fidelidade, simplicidade e humildade a tarefa que a Providência nos destinou. Penso antes de tudo, nos pais e nas mães de família, e rezo para que saibam sempre apreciar a beleza de uma vida simples e laboriosa, cultivando com solicitude o relacionamento conjugal e cumprindo com entusiasmo a grande e difícil missão educativa. Aos sacerdotes, que exercem a paternidade em relação às comunidades eclesiais, São José obtenha que amem a Igreja com afecto e dedicação total, e ampare as pessoas consagradas na sua jubilosa e fiel observância dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. Proteja os trabalhadores de todo o mundo, para que contribuam com as suas várias profissões para o progresso de toda a humanidade, e ajude cada cristão a realizar com confiança e com amor a vontade de Deus, cooperando assim para o cumprimento da obra da salvação. (Bento XVI)

18 de março de 2011

Verdadeira Consagração


Quando alguma coisa é consagrada, ela fica subtraída a todo outro uso a fim de ser empregada somente para o uso sagrado; assim se faz quando um objeto é destinado ao culto divino. Mas também pode ser uma pessoa, quando ela foi chamada por Deus para lhe render um culto perfeito. Por isso, deveis compreender que o verdadeiro ato de vossa consagração é o Batismo. Com este sacramento, instituído por Jesus, foi-vos comunicada a graça que vos insere numa ordem de vida superior à vossa, isto é, a ordem sobrenatural. (...) O fato que caracteriza o ato da consagração é a sua totalidade: quando o fazeis, ficais todos consagrados e para sempre. Quando vos peço a consagração ao meu Coração Imaculado é para fazer-vos compreender que deveis entregar-vos completamente a mim, de modo total e perene, para que eu possa dispor de vós, segundo a vontade de Deus. Deveis entregar-vos de modo completo, dando-me tudo; não deveis doar-me alguma coisa e, contudo, conservá-la para vós; deveis ser verdadeiramente todos meus. Além disso, não deveis entregar-vos a mim um dia sim e outro não, ou por um dado período de tempo, até quando quiserdes, mas para sempre. (...) Filhos prediletos, chamados a imitar Jesus em tudo (...), imitai-O também nesta sua completa entrega à Mãe Celeste. 

*Mensagem de Nossa Senhora ao Padre Stefano Gobbi no dia 25 de Março de 1984 (Retirado do Livro Aos sacerdotes,  filhos prediletos da Nossa Senhora, 17ª ed., pgs. 390-393)

É preciso que Jesus fique na minha família

A nossa casa precisa ser do Senhor. Nossa família toda precisa ser inteiramente do Senhor. Unicamente dEle. É triste ver, que ainda há muitos dos nossos, que estão longe de Deus e não querem saber dEle; são renitentes, teimosos.
Em nossa casa existem muitos que não freqüentam mais à Igreja. Que não querem saber de Padre, de Igreja, de oração, de confissão, de Missa, e, principalmente, não querem saber de Eucaristia.
Há pessoas brutas, autoritárias, ruins, maldosas, que falam palavrão, que fazem coisas erradas... na nossa casa. O nosso coração sofre, vendo que pessoas de dentro da nossa família, agem assim. Pessoas no vício, na bebida..., eles não calculam o mal que fazem para si mesmos e para a família.

É o caminho da conversão e da penitência...


A conversão que vos peço é a que Jesus pediu no seu Evangelho. (...) Realizai em vós um verdadeiro empenho de conversão se vos opondes, corajosa e energicamente, ao mundo em que viveis, para percorrer o caminho do bem e da graça divina, do amor e da santidade. 
É necessário que os meu filhos hoje se convertam e voltem a crer no Evangelho, a viver de acordo com o Evangelho, a deixar-se guiar somente pela sabedoria do Evangelho. Estes são os dias propícios para a vossa conversão, são dias de graça e de misericórdia, de esperança e de expectativa. 
Peço-vos, então, que façais também obras cotidianas de mortificação e de penitência. Oferecei ao meu coração a penitência de 3 maneiras diferentes.

17 de março de 2011

Quaresma e Via Sacra

 A Quaresma é um tempo especial na Igreja, tempo de reflexão de vida, de aprofundarmos nosso relacionamento com nosso amigo e Senhor Jesus Cristo, a fim de que a vontade de Nosso Pai  Celeste seja plena em nossa vida e desse modo possamos alcançar o que o nosso coração tanto almeja: a felicidade.  Para tal, a Igreja nos convida ao jejum, à penitência, às mortificações, em espírito de oração e conversão, com o intuito de tirarmos um pouco o foco de nós mesmo e nos voltarmos mais a Deus e aos irmãos. Só assim a Páscoa, meta da vivência quaresmal, pode fazer algum sentido concretamente numa caminhada espiritual autêntica.

Lembrai-vos

Lembrais-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorreram à vossa proteção e imploraram o vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animados pois, com igual confiança, a vós, Virgem entre todas singular, como à mãe recorro, de vós me valho e, gemendo sobre o peso dos meus pecados, me prosto a vossos pés. Não rejeiteis as nossas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, dignai-vos de me ouvir 
propícia e de me alcançar o que vos peço. Amém.
(São Bernardo)

16 de março de 2011

Para uma boa confissão nessa quaresma

“Talvez os momentos de uma confissão sincera estejam entre os mais doces, os mais reconfortantes e os mais decisivos da vida." (Paulo VI)
O sacramento da confissão é também chamado de "Reconciliação" e trata-se exatamente disto: nós temos um relacionamento com Deus, Ele é nosso amigo. Então quando fazemos alguma coisa contrária a essa amizade (o pecado), precisamos nos reconciliar com quem nós erramos. 

15 de março de 2011

A Oração na visão de MadreTereza de Calcutá

 A oração deveria tornar-se a nossa «profissão». Os Apóstolos compreenderam-no na perfeição: quando se aperceberam de que se arriscavam a perder-se na multiplicidade de atividades, decidiram dedicar-se à oração contínua e ao ministério da Palavra (Act 6, 4). [...]
[Deus] permite que falhemos, mas não quer o desânimo. Quer que sejamos cada vez mais como crianças, mais humildes, mais reconhecidos na oração e que não tentemos rezar sós, pois todos pertencemos ao Corpo místico de Cristo, que está sempre em oração. Não se trata de «eu rezo» mas de, em mim e comigo, Jesus rezar e, assim, é o Corpo de Cristo que reza.

14 de março de 2011

Pregação: Seguir, renunciar a si e tomar a cruz

Esquema de Pregação ministrada no Grupo de Oração São Vicente:

Perícope: Lc 9, 22-25: “É preciso que o Filho do Homem padeça muito e seja rejeitado pelos anciãos e sumos sacerdotes e pelos escribas, que seja morto e ressuscitado ao 3° dia. Dizia a todos: ‘Se alguém quiser seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a cruz cada dia e me siga. Pois quem quiser salvar a vida vai perdê-la, mas quem perder a vida por amor de mim, esse a salvará. O que aproveita o homem ganhar o mundo todo, se vier a perder-se ou sofrer prejuízo?’”

Pregação: o Combate Espiritual

 Esquema de pregação ministrada no Grupo de Oração São Vicente.

1. Realidade:
• Existe um combate: D. Terra; Apo 12, 7-8 (Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles.)
• Não combater: ser vencido.

12 de março de 2011

Quaresma: mensagem do bispo de Leiria-Fátima

Apresentamos a mensagem que o bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, divulgou para a Quaresma de 2011.

* * *

Quaresma com as cores da caridade

Eis-nos de novo na Quaresma que nos prepara e conduz à celebração da Páscoa da Ressurreição. É um tempo litúrgico muito precioso e importante para cuidar da qualidade da nossa vida espiritual; tempo especial de recolhimento e de oração para discernir a presença de Deus na nossa vida, para aferir a verdade e a autenticidade das nossas opções, dos nossos comportamentos, do nosso estilo de vida à luz da Palavra de Deus e dos desafios do nosso tempo.

11 de março de 2011

Tempo da Quaresma

Queridos amigos,

Com a 4ª feira de Cinzas, começou o Tempo da Quaresma.
Tempo que nos prepara para as festas do mistério da nossa Redenção, na Páscoa de Nosso Senhor.

Recebi de uma amiga um email ontem (que recebeu de seu diretor espiritual) e gostaria de partilhar com vcs, pois me fez muito bem. Neste email, o padre dá umas dicas de leituras que são excelentes instrumentos de reflexão para aproveitar melhor este tempo de graça.