17 de fevereiro de 2013

Catequese Familiar: Meditação dos Evangelhos da Quaresma com as crianças



Pela graça do sacramento do matrimônio, os pais receberam a responsabilidade e o privilégio de evangelizar os filhos. Desde tenra idade devem iniciá-los nos mistérios da fé, de que são os "primeiros arautos". (...)  A educação da fé por parte dos pais deve começar desde a mais tenra infância. Faz-se já quando os membros da família se ajudam mutuamente a crescer na fé pelo testemunho duma vida cristã, de acordo com o Evangelho. A catequese familiar precede, acompanha e enriquece as outras formas de ensinamento da fé. Os pais têm a missão de ensinar os filhos a rezar e a descobrir a sua vocação de filhos de Deus. (Catecismo da Igreja Católica, §2225-2226)


Como já temos o costume de fazer, meu marido e eu, preparamos uma catequese doméstica com as crianças sobre os Evangelhos dos Domingos da Quaresma. Sentimos que uma simples ilustração desperta muito mais a atenção e curiosidade delas para o que pretendemos passar e as partilhas ficam riquíssimas! Elas expõe mais as suas dúvidas, pedem exemplos, contam "causos"... enfim, o difícil é finalizar a meditação! Para todos nós, eles e nós dois como pais, cada vez mais essas catequeses são um momento de aprendizado, entrosamento familiar, intimidade! E tudo isso na presença de Jesus e de Maria! Nos disponibilizamos a ensiná-los, mas quem sempre aprende algo somos nós! Deus age em nós enquanto pais quando servimos a Deus no serviço aos nossos filhos: os filhos contribuem para o crescimento dos seus pais na santidade. (CIC § 2227) 
Recomendamos muito, preparem esses momentos com suas crianças! Esforcem-se por catequizá-las com amor! Custa tão pouco, em meia hora organizamos essa apresentação de power point usando imagens do google (acesse nesse álbum da nossa página no Facebook: ) e nos surpreendemos com a interação que vivenciamos com eles. Valeu muito a pena. SEMPRE vale muito a pena! Como diria o meu segundo filho, o José Luiz: "Uma Santa e abençoada Quaresma pra vocês!" :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário