18 de abril de 2011

Pregação: A Armadura do Cristão (Efésios 6, 10-18)



1. Combate Espiritual
2. Não contra homens, mas contra o Diabo. É preciso ter  Visão espiritual para perceber que esta é uma batalha sobrenatural.
3. 1 Ped 5, 8: Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé.
4. Diabo existe: O mal, conforme nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, não é uma abstração, mas é uma pessoa, e tem nome: o anjo decaído do céu. Sua missão: matar, roubar e destruir.(Jo 10, 10). Matar-> vida; Roubar-> bens; Destruir-> tudo o que construirmos.
5. Única maneira de o encardido mover esse copo (qualquer coisa): usando a sua mão. Ele é puro espírito, só age através de nós.
6. A partir do momento em que você foi batizado, entrou em combate, e deixou o Inimigo furioso. A partir do momento que  teve um encontro pessoal com Jesus, vc passou a incomodar o Inimigo de Deus, pois antes, quando você não se importava com as coisas de Deus, vivia no pecado, vc não era problema para o Diabo, você já estava a serviço dele.. Mas quando você passou pro lado de Deus, ele ficou furioso, talvez até tenha atacado mais forte.
7. Estamos  em combate, você queira ou não: qual sua situação? Você pode estar em 3 situações:
8. Você está morrendo, sendo atingido, passivo? rRcebeu suas armaduras (vestes batismo, crisma, sacramentos) mas não está usando?
9. Se não está usando, é por isso que você está sendo atingido, sangrando na alma, nos pensamentos, no corpo, levando pancada do inimigo e desprotegido...
10.             Ou você está lutando? Mais provável: brasileiro é lutador..
11.             Se está lutando, as armas de quem você tem usado?
12.             Se não está usando as de Deus, está usando as do Diabo. Sabemos que as obras demoníacas são repugnantes e por isso, para nos oferecê-las, satanás precisa revesti-las sob a forma do bem. Caso contrário, não a aceitaríamos. Daí a importância do dom carismático do discernimento dos espíritos (cf. I Cor 12,10).
13.             Armadura do cristão: a mesma que o Cristo usava. Ler Ef 6, 10-18.
14.             Verdade como cinturão? Ou mentira... Verdade-> liberdade (Jo 8, 32) Jesus disse que nos mandaria o Espírito da Verdade (Jo 14, 17)
15.             Justiça como couraça? Ou injustiça... Sem Justiça: não entraremos no Reino dos Céus (Mt 5, 20) Catecismo: “A justiça é a virtude moral que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido. A justiça para com Deus chama-se "virtude de religião". Para com os homens, ela nos dispõe a respeitar os direitos de cada um e a estabelecer nas relações humanas a harmonia que promove a equidade em prol das pessoas e do bem comum. O homem justo, muitas vezes mencionado nas Escrituras, distingue-se pela correção habitual de seus pensamentos e pela retidão de sua conduta para com o próximo” (CIC 1807).Você tem dado a Deus o que lhe é devido? E quanto aos outros, sua família, seu trabalho, a Sociedade, o Governo, você está sendo justo com eles? Medite sobre isso. 
16.             Instrumentos de paz evangélica calçando nossos pés? Ou instrumentos de brigas, intrigas... Deixo-vos a paz, eu vos dou a minha paz, não como o mundo a dá. (Jo14, 27) E + Mt 5, 9: Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!  (Oração de São Francisco)
17.             Fé como escudo? ou descrença, rebeldia, desconfiança... Mt 17, 14-20 - História do menino endemoniado, que os discípulos não puderam curar. Jesus disse para os discípulos que perguntavam por que não puderam impedir a ação do Diabo naquele menino: Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível.
18.             Salvação como capacete? Ou perdição, discurso eu não sou santo etc.. ~~> Jesus disse mesmo que veio para nós: Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores (Mt 9, 13) Capacete-cabeça: sentir e consentir, ser tentado e cair em tentação. Deus sempre dá o momento de graça para fugirmos.. E se cairmos: Confissão nosso Pronto-socorro. Diferença entre provação que vem de Deus, e de tentação, que vem do Diabo. "Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém." Tia 1, 12s Não à toa a salvação é posta na cabeça. A morte cerebral impossibilita totalmente a vida, ainda que os outros órgãos estejam vivos..
19.             Espada do Espírito, a Bíblia como arma? Ou o quê?.. Nossas próprias palavras, xingamentos, maldições, etc...
20.             Deus está pronto a te perdoar, trocar as armas do Diabo pelas Dele, te revestir com a armadura Dele, mas você precisa pegar e vestir. E parar HOJE de usar as armas erradas, contra o alvo errado, parar HOJE de levar lapada na cabeça do encardido.
21.             Lute pela sua vida, mas vida plena, não seja mais morto-vivo, ferido de guerra, multilado de guerra... Queira ser um soldado vitorioso! Pare de atacar o alvo errado: o culpado é o Inimigo de Deus! Ame os seus familiares, colegas de trabalho, até seus inimigos... Queira ser um soldado conforme os mandamentos de Cristo! O que está em jogo também não é material, mas espiritual: Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena. (Mt 10,28) o que está em jogo é o resto da nossa eternidade. Se fracassarmos, seremos prisioneiros de guerra para sempre, privados da presença de Deus, e essa prisão será o inferno. Mas se vencermos, passaremos os resto da nossa existencia, que é eterna, com vida, alegria, felicidade, sem lágrimas, sem dor, na presença de Deus. Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição. Apo 21,4
22.             Como? Como posso trocar efetivamente a mentira pela verdade em minha vida? a injustiça pela justiça? as brigas pela paz? a descrença pela fé? a perdição pela salvação? minhas próprias palavras pela Bíblia na minha vida, nos meus relacionamentos?
23.             Duas maneiras: * orai constantemente no Espírito; *intercessão e súplica por todos. Esse é o seu treinamento de soldado.
24.             Este é um tempo de guerra. Esta guerra já está ganha: Jesus é vencedor. Mas o inimigo quer fazer o maior número de baixas possíveis: quer matar você, sua família, roubar sua saúde, sua paz, sua consciência tranquila, destruir seu casamento, sua vocação, seus sonhos. Nós estamos no exército vencedor, e São Miguel Arcanjo e toda a milícia celeste está conosco. Jesus é nosso general. Maria é temida pelo inimigo, só ela sozinha é como um exército em ordem de batalha, e ela está do nosso lado.
25.             É como diz aquela antiga canção: "Pelo Senhor, marchamos, seu exército poderoso é, em suas mãos a chave da vitória que nos leva a possuir a Terra Prometida. Sua Glória será vista em toda a terra. Vamos cantar o canto da vitória: glória a Deus, vencemos a batalha. Toda obra contra nós perecerá. O nosso gerneral é Cristo, seguimos os seus passos, nenhum inimigo nos resistirá"...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário