15 de dezembro de 2012

Novena de Natal com as crianças 2012


Antes de fazer a novena, preparamos numa atividade de artesanato, junto com as crianças esses anjinhos com palitos de sorvete e, junto com esse presépio que já tínhamos, planejamos os temas da novena desse ano. Ainda por cima virou uma decoração de Natal na parede da sala, que é onde fazemos nossas orações (mais solenes) em família!


Início para todos os dias: 

Acendendo a Vela e cantando (Melodia da música “Em nome do Pai”):

Agora é a hora / de fazer oração / na novena de natal / vamos prestar atenção / acendemos a vela / vem Espírito e reluz / no meu coraçãozinho / o amor de Jesus!
Em nome do Pai / em nome do Filho / em nome do Espírito Santo / estamos aqui (BIS)
Para louvar, agradecer, bendizer e adorar / estamos aqui, Senhor, ao teu dispor!
Para louvar, agradecer, bendizer e adorar... te aclamar / Deus Trino de amor!

1º dia de Novena: Jesus é a Voz do Papai do Céu (Palavra de Deus)


·         Pequena catequese sobre título (Tudo o que Papai do Céu quis falar a todos nós, Ele falou por meio de Jesus)
·         Tudo isso está na Bíblia (entronização da Bíblia, refrão da música: “A Bíblia é a Palavra de Deus”)
·         exemplos: Livros da escola (nos ajuda a aprender a matéria), Bula de remédio (explica sobre remédio); Manual de instrução (explica sobre produto), papelzinho do brinquedo do Kinder Ovo, etc.
·         Devemos ter muito amor e respeito pela Bíblia!
·         Versículo Bíblico: A palavra de Deus é pura; é um escudo para os que Nele confiam. (Pr 30,5). Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra da boca de Deus. (Lc 4,4)
Oração: “Papai do Céu, ajuda-me a conhecer, respeitar e obedecer sua Palavra na Bíblia em minha vida, em nome de Jesus, amém!”

2º dia de Novena: Natal é uma festa, só que diferente, muito mais especial!

·         O que é uma “festa”? O que tem nas festas? (Comida especial, música, etc...)
·         Dê exemplos de festas... (Aniversário, Carnaval, São João, etc). Selecionamos para eles imagens na internet de vários tipos de festas e conversamos sobre as características de cada uma.
·         Como é a festa do Natal? (Missa, Ceia, presentes, etc, etc)
·         Natal, festa religiosa muito, muito importante e especial! Devemos celebrar, pois Jesus nasceu!
·         Versículo Bíblico: Dai graças ao Senhor, vós todos, seus eleitos; celebrai dias de alegria e festa e rendei-lhe louvores. (Tob 13,10) O Senhor é nosso Deus, ele fez brilhar sobre nós a sua luz. Organizai uma festa com profusão de coroas. E cheguem até os ângulos do altar. (Salmo 117,27)
Oração: Papai do Céu, muito obrigado por tantos momentos em nossas vidas em que podemos nos alegrar, nos divertir e festejar, especialmente obrigada pela Festa do Natal! Amém!


3º dia de Novena: Natal é a festa de aniversário de Jesus!

·         No Natal comemoramos o dia do nascimento de Jesus, o seu aniversário!
·         Comentamos particularidades de cada nascimento: o do papai, da mamãe, de cada criança, e depois falamos também como comemoramos cada aniversário.
·         Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=h6H6lG5KZ_Y&feature=related  que ilustra resumidamente como foi o nascimento de Jesus.
·         Todos comemoramos o dia em que nascemos e como Jesus é nosso amigo, celebramos seu aniversário também, com uma festa especial, a festa de Natal!
·         Dinâmica: montamos uma festa de aniversário comum com as figurinhas (mesa com bolo de aniversário, velas, balões, crianças cantando “Parabéns”, etc) e depois as trocamos pelas figuras do “aniversário de Jesus” (Mesa com o Santíssimo Sacramento, ou como chamamos aqui, o “Pãozinho do Amor”, velas da Coroa do Advento, sinos de natal, os anjinhos cantando o ‘Glória’, as crianças em oração, etc)... Em ambos os cenários permanecem sempre o “aniversariante” e os presentes, que serão os próximos temas...

·         Versículo Bíblico: “O anjo disse-lhes: Não temais, eis que  vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.” Lc 2, 10, 11
Oração: Papai do céu, obrigado por Jesus ter nascido entre nós e por podermos comemorar o aniversário Dele todo ano no Natal! Amém!



4º dia de Novena: Não se esqueça: no Natal, um menino nos foi dado!

·         Às vezes se faz tantas coisas no Natal: festas, amigo oculto, viagens, presentes, ceia...(o que mais?) e Jesus fica esquecido!
·         Imagine no dia do seu aniversário ninguém se lembrar de você!
·         Não podemos esquecer do aniversariante: Jesus!
·         (Música: Dai-me almas, Cantinho da Criança:  http://letras.mus.br/cantinho-da-crianca/dai-me-almas/ )
·         (Música: Parabéns pra Jesus:  http://www.youtube.com/watch?v=cIG6aAQdT6g )
·         Ele é o mais importante do Natal!
·         Versículo Bíblico: “Ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos.” (Fil 2,10)
Oração: Querido Jesus, queremos comemorar o seu aniversário com muito amor e carinho nesse Natal! Parabéns, Jesus! Obrigado por ser nosso amigo! Amém!


5º dia de Novena: O mais importante do Natal é Jesus, e não os presentes!

·         Normalmente quando um nenê nasce, as pessoas que visitam levam um presentinho, ou fraldas, etc.
·         Versículo Bíblico (Reis Magos): Mt 2 (Bíblia Infantil Ave Maria, pgs 102 e 103)
·         E no nosso aniversário? Normalmente ganhamos um presentinho também!
·         Mas o que é o mais importante: o bebê que nasceu ou o presente? O aniversariante ou o presente?
·         E no Natal, que é o aniversário de Jesus? O que é mais importante: a gente ganhar presentes ou darmos presentes para Jesus?
·         Será que Ele merece ganhar algum presente de nós? O que poderíamos dar para Ele?
·         Caixa de presentes para enchermos na novena de amanhã.
Oração: Querido amigo Jesus, no seu aniversário, o presente é para o Senhor, e não para nós! Queremos encher o Senhor de presentes, cheios de carinho e amor, pois o Senhor merece! Amém!


6º dia de Novena: Vamos dar presentes para Jesus?

·         O que poderíamos dar, nesse Natal, de presente para Jesus?
·         Mostrar uma Caixa de presentes (embalada e enfeitada) com os nossos 3 presentes especiais para Jesus: Não pecar; Orar e Ser bonzinho.


·         Não pecar: sugestões das crianças...
·         Orar é conversar com Deus: sugestão das crianças...
·         Ser bonzinho: sugestão das crianças...
·         Assim seremos amigos de Jesus de verdade e o deixaremos bem feliz! Esses são os verdadeiros presentes que Nosso Amigo quer em seu aniversário!
·         Versículo Bíblico: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos.  Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.  Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos. (Jo 15,12-15a)
Oração: Querido Jesus, obrigado por querer ser nosso amigo! Queremos ser seus amigos de verdade, ajuda-nos a não pecar, orar e sermos bonzinhos! Amém!



7º dia de Novena: São José, o papai de Jesus!

·         O Papai do Céu escolheu um homem muito especial para ser o papai de Jesus: José! (pequena catequese sobre São José, em especial no nascimento de Jesus).
·         A Bíblia diz que Jesus amava, obedecia e respeitava o papai Dele.
·         Como devemos tratar o papai das outras pessoas?
·         E como devemos tratar o nosso papai?
·         Agradecimentos e reconciliações com o papai. (Esse momento pode ser de muita cura e libertação na relação pai-filhos! Façamos com simplicidade, porém muita UNÇÃO!)
·         Oração das crianças pelo papai, por intercessão de São José.
·         Versículo Bíblico: “Não é este o filho de José?” Lc 4, 22
Oração: Querido São José, te pedimos que o senhor cuide da nossa família, especialmente do nosso papai, assim como o senhor cuidou de Maria e de Jesus! Amém! (Vinde, alegres cantemos...)


8º dia de Novena: Maria, mãe de Jesus e nossa Mãe!
·         O Papai do Céu escolheu uma mulher muito, muito especial para ser a mamãe de Jesus: Maria! (Pequena catequese sobre Nossa Senhora, em especial no nascimento de Jesus).
·         . A Bíblia diz que Jesus amava, obedecia e respeitava a mamãe Dele.
·         Como devemos tratar as mamães das outras pessoas?
·         E como devemos tratar a nossa mamãe?
·         Agradecimentos e reconciliações com a mamãe. (Esse momento pode ser de muita cura e libertação na relação mãe-filhos! Façamos com simplicidade, porém muita UNÇÃO!)
·         Oração das crianças pela mamãe.
·         Podemos rezar para Maria, sempre, pois Ela é nossa Mãe também! Você reza para a Mamãe do Céu?
·         Versículo Bíblico: “Mulher, eis aí teu filho! Filho, eis aí tua mãe! (Jo 19, 26, 27)
Oração: Mamãe do Céu, protege a nossa casa e a nossa família, pede a Jesus por nós e nos ajude em tudo! (Música: Mãezinha do Céu...)



9º dia de Novena: Viva o Menino Jesus, a razão do Natal!
·         O Papai do Céu ama tanto todos nós que quis vir para cá. Ele "entrou" na barriga de Nossa Senhora e se tornou um nenêzinho: o menino Jesus!
·         Jesus era uma criança linda! Tinha todas as boas qualidades: era obediente, calmo, sabia esperar, gostava de rezar, brincava tranquilo... o que mais?
·         E nós? Nós temos que tentar ser igual a Jesus!
·         (Música: Amar como Jesus amou  https://www.youtube.com/watch?v=hV2dLGof-Jo  )
·         Agradecimentos e reconciliações das crianças.
·         Oração pelas crianças.
Versículo Bíblico: Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários, e reduz ao silêncio vossos inimigos. (Salmo 8, 3)

Oração: Querido Jesus, nós queremos ser iguais a você! Envia teu Espírito sobre nós e nos ajude a amar, pensar, sonhar, viver, sentir e sorrir como você! Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário