Fonte: Dramas Contemporâneos
Blog Católico. Relatos em forma de partilha de uma caminhada espiritual no seio da Santa Mãe Igreja.
28 de outubro de 2014
14 de outubro de 2014
Teste: Grau de Tolerância ao Discurso Divergente e Coerência Democrática
"Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo."
(Citação atribuída a Voltaire)
Numa democracia, teoricamente, todos tem voz, o diálogo é plural. Certo? Nem sempre... Faça o teste abaixo do seu "Grau de Tolerância ao discurso Divergente e Coerância Democrática" e analise se você tem dois pesos e duas medidas quando se trata de debater suas convicções.
Se você acha um absurdo que uma pessoa homossexual finja que não é homossexual em seu trabalho, na sua escola, no Congresso ou onde quer que seja, para ser coerente,não pode querer que alguém que se diz cristão igualmente finja que não é cristão em seu trabalho, sua escola, no Congresso ou onde quer que seja! Se você julga que a sexualidade de uma pessoa é algo que não deve ser reprimida ou disfarçada, por que a fé da pessoa deveria ser? Se você acha que a comunidade LGBT tem algo de positivo a manifestar para esse mundo e a sociedade e que tem o direito de se expressar, seja lá sobre o que for, e acha que é injustiça ser discriminada sem que ao menos ouçam o que se tem a dizer, por que condenar a religião, as Igrejas, a comunidade cristã quando se propõe a fazer o mesmo? Por que as minorias LGBT e outras devem ter espaço no debate político e os cristãos podem ser taxados de fundamentalistas e tomar um "cala a boca" sem chance do tal do "diálogo plural"? Por que a sociedade tem que aceitar a maneira de ver o mundo LGBT e "Deus me livre" de pastores e padres na política?! Por que tudo agora cai na categorização de "fobias" e as piadas sobre cristãos fazem parte da liberdade de expressão?
Eu não entendo essa lógica e não aceito esses critérios. Ou somos uma democracia ou não. Ou temos liberdade de expressão ou não. Se o diálogo é plural todos deveriam poder emitir opinião mas a Igreja e os cristãos devem permanecer no fóro íntimo, não se misturar, não se meter. Vocês vão me desculpar, mas eu sou cristã e isso aqui ainda não é a Venezuela, nem Cuba! Eu vou falar, eu vou denunciar, eu vou anunciar, EU VOU PROFETIZAR! Essa é a essência da minha fé! Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura! Mc 16, 15 Essa é a verdade pela qual somos chamados a dar a vida! CRISTO É A VERDADE! O Papa Bento XVI explica muito bem em sua Encícllica Caritas in Veritate, § 9:
"A Igreja não tem soluções técnicas para oferecer e não pretende « de modo algum imiscuir-se na política dos Estados »; mas tem uma missão ao serviço da verdade para cumprir, em todo o tempo e contingência, a favor de uma sociedade à medida do homem, da sua dignidade, da sua vocação. Sem verdade, cai-se numa visão empirista e cética da vida, incapaz de se elevar acima da ação porque não está interessada em identificar os valores — às vezes nem sequer os significados — pelos quais julgá-la e orientá-la. A fidelidade ao homem exige a fidelidade à verdade, a única que é garantia de liberdade (cf. Jo 8, 32) e da possibilidade dum desenvolvimento humano integral. É por isso que a Igreja a procura, anuncia incansavelmente e reconhece em todo o lado onde a mesma se apresente. Para a Igreja, esta missão ao serviço da verdade é irrenunciável. A sua doutrina social é um momento singular deste anúncio: é serviço à verdade que liberta. Aberta à verdade, qualquer que seja o saber donde provenha, a doutrina social da Igreja acolhe-a, compõe numa unidade os fragmentos em que frequentemente a encontra, e serve-lhe de medianeira na vida sempre nova da sociedade dos homens e dos povos."
A Igreja, os cristãos não vão se calar. E nem os outros grupos deveriam! Obviamente dentro dos limites legais, mas se estes forem ultrapassados, pouco importa se a pessoa é homossexual ou cristão, posto que se tornou criminoso (não interessa a sexualidade e a crnça). Mas se você ama a liberdade, respeite a democracia! Seja coerente e exija que todos tenham voz! Ensine as crianças que todos podem ter suas opiniões e que devemos respeitar a liberdade de todos: isso sim é respeito à diversidade! Discorde dos homossexuais, discorde dos cristãos, mas mantenha a classe, mantenha a civilidade, mantenha a coerência, tenha apenas um peso e uma medida.
Assinar:
Postagens (Atom)