30 de outubro de 2011

O poder a quem de direito



Por várias e várias vezes fui procurada por amados filhos do Pai com uma dúvida recorrente: é possível que algo que alguém tenha dito, ou melhor, "maldito" tenha alguma influência sobre minha vida? Em que medida alguma maldição lançada sobre mim tem efeito? Praga pega?
Sobre esse tema, compartilho primeiramente um vídeo com uma explicação excelente do Pe. Fábio de Melo que, em menos de 7 minutos esclarece tudo com a eloquência que lhe é peculiar. Vale a pena assistir:


Gostei muito também da resposta de Dom Estevão Bettercourt a uma moça que estava passando uma fase ruim e que não entendia tudo o que estava passando. Leia acessando o link abaixo:


Para completar a ideia, esse texto explica muito bem a dinâmica bênção/ maldição fundamentada na Bíblia:



Meu irmão, minha irmã, como de costume serei franca e direta. Faço isso apoiada na Palavra e crendo que a verdade tem o poder de libertar por que Cristo me atesta isso (Jo 8, 32) e Ele é digno de fé. 
Aquele que desconfia que alguma maldição está atuando em sua vida fechou o cadeado de suas próprias correntes. Quando se desconfia que uma praga foi lançada em sua vida e se considera que aquelas palavras tem poder sobre si, a necessidade de libertação é urgente!

26 de outubro de 2011

Manter o foco no Senhor através do Louvor



"Não deixe que a fase ruim que você está passando te mude para pior, te torne uma pessoa amarga e mal amada. Você não é desse jeito."

Recebi essa frase por email esses dias e ela me tocou profundamente. Quantas e quantas vezes no focamos no que acontece de negativo e permitimos que isso invada todas as áreas de nossa vida, influenciando nossos pensamentos e atitudes? Quantas e quantas vezes deixamos de somar as horas alegres e, no entanto, multiplicamos as tristezas vividas? Deus nos criou para a alegria (CIC 163) e o Espírito Santo quer frutificar este otimismo em nós (Gal 5, 22-23). 



O otimismo é fundamental para seguir a Deus. O Salmo 105, 3 canta: "Alegre-se o coração dos que buscam ao Senhor!" A pessoa de louvor é um otimista nato, pois quem louva sempre acha o lado positivo das situações, e SEMPRE há um lado positivo. O crente de louvor é bem-humorado pois louvar produz a alegria nos corações. O cristão que louva tem o seu foco no lugar certo, ou melhor, na pessoa certa: na pessoa de Jesus.

Santo Agostinho dizia que não há mal do qual Deus não possa tirar um bem muito maior. 

E São Paulo escreveu: "Observai tudo e ficai com o que é bom!' 1 Tes 5, 21 SEMPRE há um "bom" na história!

Por outro lado, Pe. Léo dizia quem quem murmura louva ao "encardido", se referindo a Satanás...

Quando louvamos, colocamos a Deus no lugar Dele e nos colocamos no nosso lugar. 
E você está justamente nessa luta, né? A luta de colocar a Deus no centro, se colocar no seu lugar, e desviar seu foco do resto. 

23 de outubro de 2011

Retiro da Crisma na Mãe Peregrina


27/03/2011 - Ontem pela manhã fui fazer uma palestra sobre Castidade num retiro de Crisma, nos Santuário da Mãe Peregrina em Sobradinho. O retiro estava muito bem organizado e fiquei impressionada com a quantidade de jovens que estavam participando: uma multidão! Eu já havia preparado um estudo sobre o tema durante a semana e, na noite anterior, quando todos estavam dormindo e a minha casa estava naquele clima de capela, eu me preparei para sentar e fazer um esquema do que considerava mais importante ser dito para àqueles jovens. Perguntava ao Senhor: "Sim, Deus, tenho aqui esse monte de informação sobre esse tema, mas o que aqueles jovens estão precisando ouvir de Ti?" E quando me encaminhava para o caderno, ia desligar a televisão (que estava ligada na TV Canção Nova) mas vi que ia começar uma palestra do Monsenhor Jonas Abib exatamente sobre sexualidade. Ouvindo a palestra e continuando em oração, ia bebendo da unção que saia da boca daquele bom velhinho que eu tanto amo e percebendo que o Senhor me encaminhava para ser tão sincera quanto ele com aqueles jovens. Ia me lembrando de que quando eu era jovem e estava no lugar deles, ou seja, estava sentadinha ouvindo e sendo instruida sobre castidade, as palestras do Monsenhor Jonas tinham mudado minha visão de mundo, tinham mudado minha vida, minha história. Aquela maneira dele de falar tão diretamente me chocava um pouco, mas tocava fundo na minha alma. Eu sentia que ele me tratava como adulta e não como criança. E assim eu me sentia respeitada enquanto jovem.  Não deu outra. Assumi a mesma postura do Monsenhor e fui franca, direta, super sincera na minha palestra. Expliquei àqueles jovens que eu ia tratá-los como adultos, e não como crianças ao sabor das ondas (Ef 4, 14) pois eles eram fortes, capacitados para vencer até o Maligno (1 Jo 2, 13b.14b). Me expus com meu testemunho de luta pela castidade na juventude, com todas os tropeços e quedas mas também com todo esforço nesse combate e implorei a Deus que essa obejtividade, essas palavras sem rodeios, possam ter tocado o coração daqueles jovens. E eu tenho confiança em Deus que sim, que Ele realizou uma obra maravilhosa naqueles corações assim como um dia realizou no meu. E ainda fiquei refletindo sobre como a obra de Deus na Igreja é maravilhosa: um dia estava eu ali, sentada, ouvindo, aprendendo sobre a vontade de Deus sobre minha santificação pessoal, e hoje em dia Deus me dá a graça de ser eu mesma essa canal para outros jovens. Eu amo a vida de Igreja! 

Bendito



Benditas sejam as dificuldades que nos agridem e fazem pensar.
Benditas sejam as horas que gastamos em função do bem eterno. 
Bendito seja quem nos maltrata à primeira vista e nos ajuda a melhorar. Bendito seja que não nos conhece e não acredita em nós.
Bendito seja quem nos compara com vagabundos e indolentes.Bendito seja quem nos expulsa, como párias ou fanáticos.
Bendito seja a mão que nos nega o cumprimento.
Bendito seja quem quer nos esquecer, impaciente.
Bendito seja quem nos nega o pão de cada dia.
Bendito seja quem nos ataca por ignorância e covardia.
Bendito seja quem nos exprimenta no correr do tempo.
Bendito seja quem nos faz chorar nos caminhos.
Bendito seja quem não agrada no momento.
Bendito seja quem exige de nós a perfeição.
Benditos sejam os que nos maltratam o coração porque, verdadeiramente, são estes, meus filhos, os nosso vigilantes e os que nos ajudam a seguir o Cristo com maior segurança, pois Deus, através deles, nos ajuda na auto educação, de maneira que fiquem abertas todas as portas para o Amor Universal.

Esta oração foi ditada por Francisco à Frei Leão, após a negativa do Papa Inocencio III de recebê-lo.
 "Se for realmente importante para a Igreja como ele diz, ele voltará" –
foram as palavras do Papa ao Bispo que recebeu Francisco.

De onde vem nossa capacidade de amar?


A Palavra de Deus traz uma ordem , eu diria "A" ordem que resume toda a adesão a Deus e ao Seu projeto:

"'Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'." Mt 22, 37-39

João afirma em sua carta:  

"Não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade. Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê."1 Jo 3, 18 - 4, 20

Entretanto, deparamo-nos com nossa incapacidade de amar a Deus, ao Outro e até a nós mesmos. "Não consigo amar como Jesus me pede! Não consigo perdoar! Isso é amor? Se digo que amo, por que trato assim as pessoas? Porque faço isso comigo mesma?"

Parece-nos tão difícil amar! 

É fácil amar a Deus pelo que Ele é e faz, mas dificílimo amá-lo em atos e em verdade, cumprindo sua Palavra, buscando a santidade, vivendo em oração... 

É fácil amar a mim mesma quando aprecio minha opinião mais que a dos outros, quando justifico todas as minhas atitudes, mas é dificílimo amar a mim mesma a ponto de deixar velhos hábitos que me fazem mal e até me levam a pecar, maculando minha dignidade de filha de Deus. 

É fácil amar o Outro quando este Outro retribui o meu amor, é uma pessoa boa, agradável e honesta, mas é dificílimo amar o Próximo que não tem consideração por nós, que nos magoa, que é antipático e 'pecador' aos nossos olhos.

Sendo o amor tão difícil de empreender, muitas vezes me perguntei em minhas orações: "Porque Jesus exige que amemos quem erra conosco? Oh, Senhor Jesus, como é que eu vou amar aquele que é meu inimigo, que me persegue, que me prejudica? Porque eu sou "obrigada a amar", por força de mandamento, se o Senhor sabe que por mais que eu tente, eu não consigo perdoar?"... Muitas perguntas...

20 de outubro de 2011

Querido jovem, Deus não te criou para ser descartável!

Bom, querido Jovem, vamos ver...
O que eu poderia te falar nessa partilha?
Acho que em primeiríssimo lugar, a verdade, né?
A primeira e irrefutável verdade é uma só: Deus te ama e tem cuidado de você, mesmo que você não veja, não perceba, não sinta, não entenda e até mesmo não aceite, não receba esse amor. Ele ama! Agora vemos em parte, como num espelho, confusamente, mas chegará o dia em que veremos face a face (1 Cor 13, 12). 

Tenho certeza plena, 100% de certeza que Ele sofre com seu sofrimento, pois não é essa vida que Ele quer te dá, não é uma vida de dores que Ele sonhou pra você.  Não tenho a menor dúvida que Deus conhece suas lutas, seus passos! 
O Catecismo diz que Deus, ao criar o homem, colocou em seu coração o desejo de ter Deus, de ser de Deus, e o homem só será feliz quando viver isso: 
"O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar." (CIC pár. 27)


O Beato João Paulo II afirma no parágrafo 9 da Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte (2000, Ano do Jubilieu) que a "Juventude, não obstante possíveis ambiguidades, sente um anseio profundo daqueles valores autênticos que têm em Cristo a sua plenitude" e que "se Cristo lhes for apresentado com o seu verdadeiro rosto, os Jovens reconhecem-No como resposta convincente e conseguem acolher a sua mensagem, mesmo se exigente e marcada pela Cruz." 

Ora, o verdadeiro rosto de Cristo, meu caro Jovem, é simplesmente Verdade! E já que 1 Jo 2, 13.14 afirma que você é forte, e que é capacitado para vencer o Maligno, acho que você pode aguentar uma boa dose de Verdade!
Assim sendo, eu preciso ser sincera com você.

7 de outubro de 2011

Rosário Eucarístico

Este livrinho traz uma proposta de meditação do Santo Terço contemplando, no lugar dos mistérios tradicionais, o que nos traz o Magistério (Encíclica Ecclesiade Eucharistia, do Beato João Paulo II) a respeito da relação entre Maria Santíssima e Seu Filho Jesus Eucarístico, fundamentado também nas Sagradas Escrituras.
Elaborado por Viera Esse por ocasião do XVI Congresso Eucarístico Nacional (Brasília, 2010), possibilita-nos a oração do Terço de acordo com a orientação de João Paulo II, e está dividido de maneira a melhor podermos meditar os mistérios de Cristo: 

1. Enunciação do mistério; 
2. Proclamação da Palavra de Deus; 
3. Breve pausa de meditação; 
4. Oração do Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e Glória; 
5. Breve oração conclusiva. 

No final, tem uma linda Ladainha à Jesus Eucarístico e a belíssima "Mane Nobiscum, Domine!", do querido Beato João Paulo II. E se já não bastasse o conteúdo excelente, o design gráfico ainda expõe a riqueza artística da fé católica em lindas imagens de obras de artistas sacros famosos a cada mistério. Vale a pena adquirir! http://www.paulinas.org.br/loja/DetalheProduto.aspx?idProduto=9090

4 de outubro de 2011

Da Carta a todos os fiéis, de São Francisco de Assis




(Séc.XIII)

Devemos ser simples, humildes e puros

O Pai Altíssimo anunciou a vinda do céu do tão digno, 
tão santo e glorioso Verbo do Pai,
através de seu santo, Gabriel, à santa e gloriosa Virgem Maria, 
em cujo seio recebeu a
verdadeira carne de nossa humanidade e fragilidade. 
Ele quis, no entanto, sendo incomparavelmente mais rico, 
escolher a pobreza junto com a sua santíssima mãe. 
Nas vésperas de sua paixão, celebrou a Páscoa com os discípulos. 
Depois, orou ao Pai dizendo: Pai, se for
possível, afaste-se de mim este cálice (Mt 26,39).
Pôs, contudo, sua vontade na vontade do Pai. 
E a vontade do Pai era que seu Filho bendito e
glorioso, dado a nós e nascido para nós, 
se oferecesse em sacrifício e vítima no altar da cruz,
pelo seu próprio sangue. 
Sacrifício não para si, por quem tudo foi feito, mas por nossos
pecados, deixando-nos o exemplo para lhe seguirmos as pegadas (cf. 1Pd 2,21). 
E quer que todos nos salvemos por ele e 
o acolhamos com coração puro e corpo casto.

Hino - São Francisco

Senhor, a vós cantamos
um hino de louvor,
louvando o vosso santo
perfeito servidor

Fiel seguiu a Cristo,
deixando as alegrias,
riquezas e prazeres
que o mundo oferecia.

Humilde, obediente,
a vós se consagrou;
do corpo a castidade
por Cristo conservou.

Buscou a vossa glória,
unido a vós somente,
com todo o ser entregue
do amor ao fogo ardente..

A vós na terra preso
por grande caridade,
no céu, feliz, triunfa
por toda a eternidade.

Seguindo o seu exemplo,
possamos caminhar
e um dia, a vós, Trindade,
louvor sem fim cantar.
 

3 de outubro de 2011

Dom Carismático da Profecia - Parte 3



NOSSA ATITUDE FACE AO CARISMA DA PROFECIA

·         A Profecia deve ser desejada, pelo fato de que serve para edificar, exortar, consolar o povo de Deus (1 Cor 14,1).
·         Deve ser exercida de modo a edificar e não a oprimir ou amendontrar (1 Cor 14, 26).
·         Deve ser considerada como sinal com o objetivo de crescimento da fé: (Línguas: edificação pessoal > sinal para infiéis; Profecia: edificação da assembléia > sinal para os fiéis, 1 Cor 14, 22-25)
·         Não deve ser desprezada (1 Tess 5, 20).
·         Deve ser exercida com fé (Rom 12, 6).
·         Deve ser exercida com dignidade e ordem, e com um critério de julgamento sobre a mesma, pois Deus não é Deus de confusão, mas de paz (1 Cor 14, 29.33.40).
·         Visa o aperfeiçoamento do indivíduo ou comunidade (Ef 4, 11-12).
·      Deve-se dar o crédito devido: Assim demos ainda maior crédito à palavra dos profetas, à qual fazeis bem em atender, como a uma lâmpada que brilha em um lugar tenebroso até que desponte o dia e a estrela da manhã se levante em vossos corações (II São Pedro 1,19).
·         Deve ser levada a sério e obedecida: Pe. Jonas diz que por ela o Senhor nos fala e pode mudar o rumo das coisas, o ruma da própria Igreja e é assim que a Igreja, que somos nós, se mantém em ação. (Aspirais aos dons espirituais, Ed, Canção Nova, pg. 87). Ex.: Beata Helena Guerra, irmã do séc. XIX, tendo vivenciado inúmeras graças místicas particulares, numa vida de serviço a causa do Evangelho por meio de trabalhos com a juventude na Itália, por volta do ano 1886, sente o primeiro apelo interior a trabalhar de alguma forma para divulgar a Devoção ao Espírito Santo na Igreja. Para isto, escreve secretamente muitas vezes ao Papa Leão XIII para exortá-lo a convidar “os cristãos modernos” a redescobrirem a vida segundo o Espírito; no que foi sutilmente atendida. 

O Intercessor

Se, pois, pedes por ti, 
somente por ti rogarás. 
E se apenas por si roga cada qual, 
será menor a graça do pecador 
do que a do intercessor. 
Agora, porém, já que cada um pede por todos, 
então todos rezam por cada um. 
Portanto, para resumirmos, se apenas pedes por ti somente, como dissemos, pedirás por ti.
Ao passo que se pedes por todos, todos pedirão por ti. Na verdade também tu estás em
todos. É assim grande a recompensa: que pela intercessão de um se beneficie o povo
inteiro. Não há nisto nenhuma arrogância; porém, há maior humildade e mais copiosos
frutos.
 (Santo Ambrósio)